sábado, 7 de março de 2015

Sobreviver

Penso que viver está além do que seguir em frente diante do que cada percalço ou condição que a vida nos apresenta. Deve haver algo além do que linhas retas, planos bem traçados, hipóteses perfeitamente bem fundamentadas e confirmadas, mais do que as estatísticas provam, mais do que a psicologia nos determina. Nossas experiências, frustrações, recomeços, inevitavelmente compõem e até mudam nossa personalidade e a forma como encaramos a vida. Nossas lutas mudam, nossos sonhos mudam, nossas expectativas tomam novos caminhos, nosso horizonte até muda de lugar. Hora nossa visão é um sonho perfeito, outra hora um escuro solitário e um mundo de interrogações. São tantos conceitos que nos apresentam, tantas explicações, e em meio a todo esse turbilhão de eventos e pensamentos controversos nosso dilema passa a ser o foco central de cada atitude, da definição do próximo passo. Momentos de crise, exigem e motivam mudanças. Toda nova crise, pode sugerir uma nova oportunidade ou ainda, na ótica mais pessimista, esfrega na nossa cara de maneira cruel que a nossa última mudança não durou nem o tempo de uma chuva de verão. A gente escolhe o que planta, mas não o que colhe. A gente deposita esperanças, aprende a sonhar e reaprende a construir planos quando as coisas não saíram como exatamente queríamos. Alguma música diz "quem se soltar, da vida vai gostar e a vida vai gostar em dobro", saber como se soltar, e esperar o gostar da vida é um desafio imensurável. As recusas da vida aos nossos sonhos, ou a obrigação constante de mantê-los em condição de sonho, às vezes, cansa. Cansa a alma, cansa o corpo. Cansaço, dói, machuca. Ausências necessárias, deixam vazio. Palavras ditas em meio a dor nos deixam culpadas e também mais feridas. Nossos recursos e maneiras de enfrentar as recusas, nem sempre são as mais apropriadas, e quando a gente percebe isso, já saiu cometendo uma série de estragos e o sonho perfeito se afasta, e você permanece no escuro com as interrogações... Qual o próximo passo? Qual a próxima atitude? O que falar? O que dizer? Então viver, passa a ser um ato simplista de sobreviver. Deixar que a vida te goste de volta em dobro e reavive suas esperanças, e te ensine de novo a sonhar, e te mostre novos planos... Mas, o que se tornou sagrado, aquém de todos os obstáculos, permanece dentro de você, te ajudando a sobreviver... O que está sacramentado em nosso coração, como canta Djavan, é segredo, é sagrado... Será que estou jurada pra morrer de amor?

7 comentários:

  1. Oi, fico feliz de vc ter voltado, mesmo que seja por pouco tempo. O que posso te dizer sobre sua dor? Doi, esmaga, fere e parece que nunca vai passar. Tem dias que adormece e tem dias que é tão lacinante que parece que vai matar. Poderia te dizer que passa e com tempo vai melhorar, pode ser que sim. Mas, sempre haverá uma dor que ficará, uma cicatriz que te lembrará e a lembrança do "se ", que faz com que a dor seja intermitente. Todos os dias penso onde errei e como poderia ser diferente. E se eu pudesse voltar ? Conseguiria mudar algo?
    Talvez sim ou não. Talvez seja como o filme ( efeito borboleta) , não dá pra mudar por mais que vc queira.
    Mas acredito que tudo vai melhorar e que a felicidade vem, talvez não da forma que queremos, mas vem.
    Vc tem um dom, escreva pra vc e por vc. Não se cale pela dor . Boa sorte e tenha fé! Eu acredito que tudo passa o sol sempre nasce depois da noite mais escura.
    Michelle
    michabdias@yahoo.com.br
    Caso vc queira um dia conversar...
    Seja feliz e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras querida, pelo carinho e pela força

      Excluir
  2. Sempre tive vontade de comentar sobre os teus contos, mas sempre deixei pra depois. Não sou muito boa com as palavras, por isso, sempre fiquei com receio. Hoje creio ter deixado ele em algum lugar, pois, aqui estou. Sempre fiquei impressionada com TUDO que você escreveu. Como você consegue? Sempre li inúmeros contos, mas COM CERTEZA, os seus são os melhores. Nem sei qual o meu favorito! Parabéns pelo talento nato. Porque pra mim, não existe outra explicação, a não ser que você nasceu escrevendo. haha
    Você faz o que poucos autores conseguem e muitos desejam, nos prender nas suas histórias, nos deixar com uma ansiedade enorme á espera de um próximo capitulo, criar as cenas com uma perfeição incrível.
    Não imagino o que deve se passar contigo pra nos "abandonar", mas nunca esqueça, que não há mal que perdure quando o bem mora dentro da gente. Cheiro enorme de uma grande fã que estima melhoras e que torce imensamente pela sua recuperação

    ResponderExcluir
  3. Cacete, Mel, como tu deixou que uma pessoa te quebrasse assim desse jeito? ! Amar sim mas, dessamarte assim?

    ResponderExcluir
  4. Cacete, Mel, como tu deixou que uma pessoa te quebrasse assim desse jeito? ! Amar sim mas, dessamarte assim?

    ResponderExcluir
  5. Olá Mel Bom Dia.. Não sei se vc esta sabendo porem o AbcLes chegou ao fim.. com esse acontecimento o pessoa junto com varias escritoras criaram outro site para colocar suas historias o Leterra : http://projetolettera.com.br/
    espero que quando vc volte a postar coloque suas historia lá tbm..
    Desejo melhoras e nunca se esqueça que sempre estaremos aqui esperando sua Voltar ansiosa para novas historias lindas e apaixonantes..
    Beijos Rafaela Martins

    ResponderExcluir
  6. Olá Mel, eu não sei se você vai ler essa mensagem, mas faz pouco tempo que eu descobri as suas histórias, e infelizmente li que você decidiu se afastar. Porém, eu vou tentar transmitir com palavras (mesmo sem esperanças que você irá ler) como o seu conto “Aconteceu Você” estava tornando a minha vida um pouco mais alegre.

    Eu estava e ainda estou passando por um momento complicado da minha vida, e em certa noite, daquelas que parece que nada vai acontecer eu descobrir o site abcles e você, por algum motivo que desconheço, de todos os seus romances decidi começar a ler “Aconteceu Você” e essa sua história falou diretamente com minha alma, me ajudou a descobrir quem eu sou. Ler sobre as aventuras da Alex e o amor dela e da Mah estava me ajudando a compreender os meus próprios sentimentos.

    Para minha tristeza, eu estava lendo um capítulo e quando avancei para outro, algo que eu não esperava aconteceu, o site abcles foi excluído, eu poderia tentar descrever a tristeza e o desespero que eu senti no momento em que estava lendo a mensagem deixada pela administradora do site, mas eu não tenho seu dom com as palavras, e duvido que eu consiga passar metade do desespero que eu senti.

    Mais uma vez na minha vida eu estava sem esperanças, eu já sabia que no seu blog não tinha a história completa. Eu tentei me conformar que eu nunca iria ler o final desse romance, que eu nunca saberia como foi o “final” da Alex e da Mah, se o amor delas foi forte, se elas ficaram juntas depois de tudo...É tantos “se”.
    Um sentimento de nostalgia e de perda me fez companhia por muitos dias, e às vezes nos momentos mais inesperados esse sentimento ainda surge. Às vezes me pergunto se você acharia estranho o quanto uma história sua foi importante na vida de uma leitura, mas eu te garanto, sou uma pessoal normal, que como uma boa Pisciana adora sonhar... E eu sonho, sonho com o final de seu romance, com os momentos de amor da Alex e da Mah que eu não tive a oportunidade de ler. A única coisa que eu tenho certeza é que você é muito talentosa com as palavras e elas me conquistaram.

    Eu até poderia pedir desesperadamente que você disponibilizasse a continuação de “Aconteceu Você” aqui no seu blog, mas eu não vou! Porque eu me conheço, e sei que se eu pedir ficarei com esperanças de você ler um dia e postar, e a cada dia que eu visitar o seu blog e não tiver resposta vou ficar triste, isso é apenas um desabafo, uma tentativa de me conformar.
    Eu apenas espero uma coisa Mel, que onde estiver você não tenha esquecido o quão talentosa é, e que não falte inspiração ou coragem para você fazer das suas lindas palavras uma arma para enfrentas as dificuldades da vida. Eu realmente espero que você tenha todo o sucesso do mundo.

    Um simples Adeus de uma leitora qualquer.

    ResponderExcluir